[Mochlão 15] Dia 1: Rio - Vancouver


Olá pessoal ! Está começando hoje a Operação Maple Leaf, rumo ao Canadá !



O Canadá é um país que tenho vontade de conhecer há bastante tempo. Já cheguei a me planejar para  passar férias lá algumas vezes, mas por motivos diversos, acabei escolhendo outros destinos.

Este ano, por causa da crise econômica no Brasil, confesso que pensei em ficar em casa nas férias e segurar a grana, ou talvez viajar para algum destino nacional mais barato, mas acabei não resistindo a uma promoção da Air Canada, e comprei as passagens.

Vou viajar sozinho, porque decidi tudo faltando apenas 2 meses antes das minhas férias, e nenhum amigo podia tirar férias no mesmo período.

Vou primeiro para Vancouver, que é considerada por muitos a cidade mais bonita do Canadá. É uma metrópole de 2,3 milhões de habitantes situada na costa oeste do país, aos pés das Montanhas Rochosas. Vancouver é considerada a "Rio de Janeiro" do Canadá por causa das suas belezas naturais. A união harmoniosa da cidade com as montanhas, a floresta e o mar forma paisagens incríveis.

A segunda parada será Calgary, a "Dubai do Canadá", por ser a capital do petróleo. Riquíssima, essa cidade cheia de arranha-céus e carrões de luxo está situada nas "prairies" (como são chamados os pampas canadenses), e fica aos pés as Montanhas Rochosas.

Logo depois irei para o Parque Nacional de Banff, nas Montanhas Rochosas. Este parque é Patrimônio Mundial da Unesco, e tem paisagens incríveis, com lagos de cor esmeralda em meio às montanhas nevadas.

A quarta parada será Toronto, a "São Paulo do Canadá", por ser o centro econômico do país e cidade mais cosmopolita. É considerada uma das cidades mais multiculturais do mundo, porque mais da metade de seus habitantes (51%) nasceu em outro país. Há gente do mundo todo morando lá, de diversas raças, culturas e religiões diferentes, e todas vivem em absoluta harmonia. A exemplo do que acontece em outras cidades globais, Toronto tem alguns bairros que são redutos de imigrantes, como Chinatown, Little Italy e Little Portugal. Isso significa uma diversidade gastronômica incrível.

Depois irei para Ottawa, a capital canadense. A exemplo de Brasília, Ottawa foi planejada para ser a capital do país, e fica situada no meio do caminho entre as duas maiores cidades do país, Toronto e Montreal. É uma cidade bilíngue, onde todos falam inglês e francês, por estar situada na divisa entre as províncias de Ontario (anglofônica) e Quebec (francofônica).

A sexta parada será Montreal, principal cidade da província de Quebec. A exemplo de Toronto, também tem bastante diversidade cultural por causa da grande proporção de imigrantes na população. Por causa da colonização francesa, é uma cidade bem diferente das demais metrópoles norte-americanas. Percebe-se isso na arquitetura das casas antigas, nos diversos bistrôs franceses, na fisionomia das pessoas e na cultura local.

A última parada será Quebec, a capital da província de mesmo nome. É uma cidade única na América do Norte, por causa do seu centro histórico cercado por muralhas, que lembra muito os vilarejos medievais da Europa.

Este é o roteiro da viagem:

26/mai Rio-Vancouver
27/mai Vancouver
28/mai Vancouver
29/mai Vancouver
30/mai Vancouver-Calgary
31/mai Calgary-Banff
01/jun Banff-Vancouver
02/jun Vancouver-Toronto
03/jun Toronto
04/jun Toronto
05/jun Toronto
06/jun Toronto
07/jun Toronto
08/jun Toronto-Ottawa
09/jun Ottawa
10/jun Ottawa-Montreal
11/jun Montreal
12/jun Montreal
13/jun Montreal
14/jun Montreal
15/jun Montreal-Quebec
16/jun Quebec
17/jun Quebec-Rio


O mochilão velho de guerra, parceiro de tantas aventuras, pouco antes de partir para o aeroporto:


Até o próximo post, já em terras canadenses !! 

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Fala Marcelo! Finalmente! hehehe! Estava sem tempo de escrever no blog, mas agora vai! Hoje publico mais um dia. Abs.

      Excluir
  2. Cara, esqueci completamente de suas viagens. Que pena!

    ResponderExcluir
  3. Mas...olhando bem, você não publicou nada ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Enaldo! Pois é, ainda não publiquei nada! Voltei de viagem há mais de um mês, e estava numa correria danada aqu, sem tempo de escrever nada. Mas agora vou começar a escrever. Tem cada foto incrível pra publicar. Abs.

      Excluir
  4. Ola Alexandre, já estou com saudades de ler sobre as tuas viagens! Como correu a viagem ao Canadá? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lou! A viagem foi sensacional!! O Canadá é incrível! Tirei cada foto de cartão postal!! Voltei há mais de um mês e o tempo estava curto pra escrever, mas agora vou começar a publicar no blog aos poucos (são 23 posts). bjs.

      Excluir

[Mochilão 15] Dia 23: Quebec - Rio

Último dia da viagem. :-( Mais um dia de sol e temperatura agradável (22 graus). Um dos portões da cidade antiga (Vieux-Quebéc): ...