[Mochilão 9] Dia 25: Barcelona - Madri

Levantamos as 13h. Dia de dar adeus a Barcelona e partir rumo a Madri.

Demos uma passada numa padaria pra comer um sanduba, e partimos pra estação Sants, onde pegamos o AVE (trem-bala) das 15h rumo a Madri.

DSC09211.jpg

Eu e meu inseparável mochilão...já rodamos muuuuito :)

DSC09212.jpg

Comprei essa passagem na internet (www.renfe.es) e paguei apenas 35 euros. O preço normal costuma ser cerca de 100 euros. O segredo é comprar exatamente 2 meses antes do dia da viagem, quando é liberada no site a venda para este dia.

A viagem até Madri (que fica a cerca de 600km de distância de Barcelona) durou apenas 2:45h, com uma parada na cidade de Zaragoza. Muito melhor e mais rápido que ir de avião, porque as estações de trem não são distantes como os aeroportos, e não precisa chegar com 1h de antecedência para embarcar. Sem falar que não tem problema de tráfego aéreo, chuvas e nevoeiros que poderiam afetar um aeroporto. Acho um grande absurdo ainda não existir um trem-bala como esse entre Rio e São Paulo, e outras capitais brasileiras. E acho que ainda vai demorar muuuito pra sair do papel.

Chegando em Madri (Estação Puerta de Atocha):

DSC09213.jpg

DSC09214.jpg

Encontramos na estação com um amigo do Fabinho que estava de passagem pela cidade, e depois pegamos o metrô rumo ao hotel, no centro da cidade (estação Gran Via).

O hotel chamava-se Petit Palace Italia, um 3 estrelas localizado numa rua bem perto da Gran Via, a principal avenida do centro de Madri. Pegamos um quarto quíntuplo (já viram isso ??) por R$80 a diária pra cada um. A vantagem dele é que ficava bem no pico. Dava pra fazer tudo a pé.

Almoçamos no Fresc Co, restaurante self-service na calle Caballero de Gracia (entre a Gran Via e a Puerta del Sol). Uma pechincha: buffet liberado (incluindo bebida) por 12 euros.

Demos uma volta rápida pela Puerta del Sol, Gran Via e Plaza Mayor. As ruas estavam lotadas !!

Esta é a minha 4a vez nessa cidade, que é uma das minhas favoritas, onde me sinto totalmente em casa e tenho amigos. Nem preciso mais de mapa pra andar pelas ruas do centro.

Plaza Mayor:

20120609_210047.jpg

Puerta del Sol:

20120609_211120.jpg

Uma rua de pedestres perto da Puerta del Sol:

20120609_211229.jpg

A Espanha, como todos sabem, passa por uma grave crise econômica e eu esperava encontrar um cenário um tanto quanto catastrófico na cidade, com sem-tetos pelas ruas, protestos e panelaços como os de Buenos Aires há 10 anos, mas não vi nada de anormal, pelo menos por onde passei.

Voltamos pro hotel e demos uma descansada antes de sair à noite.

Saimos do hotel às 23h, e as ruas ainda estavam bastante cheias. Isso no centro da cidade, em pleno sábado ! Uma das coisa que mais gosto de Madri é a sua vida noturna espetacular. Há sempre um clima de festa no ar. Os espanhóis são um povo muito festeiro, como os brasileiros, e parecem estar sempre dispostos a curtir e celebrar a vida. A noite começa bastante tarde e parece nunca ter hora pra acabar. Os lugares só começam a encher mesmo após as 2h da manhã. Buenos Aires herdou bem essa característica de seus colonizadores espanhóis.

O "pré-night" foi na Cervecería 100 Montaditos, ao lado da Plaza Mayor. Descobri esse lugar no ano passado e gostei tanto, que fiz questão de levar meus amigos lá. A "jarra de caña" (caneca de chope) sai por apenas 1 euro quando você pede também um "montadito" (sanduíche). Como o nome diz, há 100 opções de sanduíches variando de 1 a 3 euros. Muito barato !!! E os sanduíches são MUITO BONS ! Acho que um lugar como esse seria um sucesso absoluto no Rio, mas se existisse, com certeza seria um absurdo de caro !!

100_montaditos.jpg

Montadito de "jamón iberico" (presunto típico espanhol):

DSC09215.jpg

Todos os montaditos que pedimos:

DSC09216.jpg

A "jarra de caña" Mahou (chope muito bom):

DSC09217.jpg

Partimos pra Kapital, uma mega boate na calle Atocha. Conheci esse lugar no ano passado e achei sensacional !! Entrada 17 euros com direito a um drink. Cada drink custava 10 euros (!!!).

Essa boate tem 7 andares e é enorme !!

DSC09220.jpg

DSC09221.jpg

DSC09222.jpg

DSC09223.jpg

Voltamos pro hotel às 4h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Mochilão 15] Dia 23: Quebec - Rio

Último dia da viagem. :-( Mais um dia de sol e temperatura agradável (22 graus). Um dos portões da cidade antiga (Vieux-Quebéc): ...