[Mochilão 3] Dia 9: Berlim - Potsdam

Último dia em Berlim. Enfim, um dia ensolarado na Alemanha !!! Eu já estava me acostumando aos dias cinzentos. Agora entendo por que os alemães valorizam tanto o sol e o céu azul.

Na praça em frente a Rathaus Schöneberg (sub-prefeitura de Schöneberg) estava tendo uma feira de troca-troca. As pessoas do bairro levavam objetos que não usavam mais, e trocavam ou vendiam para outros moradores. Tinha de tudo, desde carrinho de bebê a vitrola antiga.

DSC00726.jpg

Estes são os prédios numa rua próxima ao albergue:

DSC00727.jpg

Combinei de encontrar com meu amigo Victor, que estava morando numa cidade do outro lado da Alemanha. Eu fui encontrar com ele na Ostbanhof (estação oeste de trens). Quando cheguei lá, liguei pra ele, e ele disse que não viajaria mais a Berlim, pois teve um problema com a passagem.

Placa de um Imbiss (lanchonete) em frente a Ostbanhof. Preços bem mais em conta que no centro de Berlim: Kebab 2,20 euros, e cerveja Berliner Pilsener apenas 1,20 euro !!!

DSC00729.jpg

Rua em frente a Ostbanhof:

DSC00730.jpg

East Side Gallery, que é o maior trecho preservado do Muro de Berlim (1,3 Km). Grande parte do muro foi pintado com desenhos de artistas de todo o mundo. O que era o símbolo de um regime opressor, virou uma galeria de arte a céu aberto. Achei muito legal.

DSC00731.jpg

DSC00732.jpg

DSC00735.jpg

Atrás do muro passa o Rio Spree, e acredite ou não, há um pequeno trecho de "praia", com areia, barracas e cadeiras !!

DSC00738.jpg

DSC00739.jpg

Peguei o metrô rumo ao outro lado da cidade, no bairro de Charlottemburg. Lá fica o Schloss Charlottemburg, um magnífico palácio com jardins a perder de vista.

DSC00741.jpg

DSC00742.jpg

DSC00743.jpg

DSC00749.jpg

Novamente peguei o metrô, e agora o destino é a cidade vizinha de Postsdam. Esta cidade é a capital do estado de Brandemburgo. Essa palavra "Potsdam" eu já conhecia das aulas de história no colégio, mas não sabia que era o nome de uma cidade. O Tratado de Potsdam aconteceu no fim da Segunda Guerra, quando a Alemanha foi dividida entre os aliados.

Achei Potsdam muito legal, e bem fotogênica. Me identifiquei de cara com esse lugar. Essa cidade foi arrasada pelos bombardeios dos aliados na Segunda Guerra, mas hoje não é possível identificar nenhuma "cicatriz" da guerra.

DSC00772.jpg

Esta é uma simpática rua de pedestres:

DSC00752.jpg

Uma pequena praça, onde estava tendo um festival de dança e música:

DSC00755.jpg

DSC00756.jpg

DSC00757.jpg

Isto é cerveja, acredite ! É a Berliner Weisse, que tem xarope de framboesa misturada na cerveja:

DSC00758.jpg

A principal atração de Potsdam é, sem dúvida, o Schloss Sanssouci, que é a Versalles da Alemanha. O palácio é muito bonito, e os jardins são sensacionais.

DSC00761.jpg

DSC00760.jpg

DSC00762.jpg

Mais outros palácios menores, no enorme Park Sanssouci, onde o Schloss Sanssouci está localizado:

DSC00766.jpg

DSC00768.jpg

DSC00769.jpg

Achei que só existissem moinhos como este na Holanda !!

DSC00770.jpg

Voltei pro albergue, tomei um banho, e fiz um lanche. A noite, caminhando pelas ruas perto do albergue, achei uma praça onde estava havendo uma comemoração animada. Muitas barracas vendendo cerveja, drinks, e comidas típicas. Música e dança rolando solta. Era quase uma "festa junina" à moda alemã, mais comportada com certeza, mas bem animada. Fiquei lá tomando uma cervejinha e aproveitando o meu último dia na terra do chucrute !!

Caminhando de volta para o albergue, passei por umas ruas residenciais escuras e desertas. Por motivos óbvios, não senti medo nenhum, mas obsevei algo interessante. Ao atravessar a rua, eu estava andando alguns metros atrás de duas garotas. Mesmo numa rua escura e deserta, em momento nenhum elas olharam para trás para dar aquela "conferida" e ver se eu por acaso não era um "pivete" ou se eu tinha cara de maníaco do parque. Se fosse no Brasil, as duas já teriam olhado automaticamente para trás ! É algo que está no nosso subconsciente. É um senso de sobrevivência que temos no Brasil e não é necessário na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Mochilão 15] Dia 23: Quebec - Rio

Último dia da viagem. :-( Mais um dia de sol e temperatura agradável (22 graus). Um dos portões da cidade antiga (Vieux-Quebéc): ...